22 de abr. de 2009

Matéria da Revista Ciência Hoje destaca a expansão dos blogs científicos

O fenômeno, apontado em uma reportagem da revista Nature, acontece paralelamente a uma crise do jornalismo de ciência nos Estados Unidos e na Europa. A imagem mostra o blog de Marcelo Hermes-Lima, biólogo da Universidade de Brasília (UnB).

clique aqui para ler a matéria na íntegra

Seminário Como elaborar um Relatório Científico

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, através da Divisão de Iniciação Científica, o Seminário Temático Como Elaborar um Relatório Científico tem por objetivo abordar a construção de relatório científico de atividades de pesquisa realizadas. O tema proposto envolve a participação em congresso científico e outras atividades de pesquisa.

Palestrante: Ângela Terezinha de Souza Wyse. Professora associada do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível - 1B. Data: 22 de abril de 2009

Para facilitar a participação, esta atividade será realizada em duas edições.

Horários e Locais:

10h30min às 12h
Auditório do Instituto Latino Americano de Estudos Avançados – ILEA
Av. Bento Gonçalves, 9500 – Prédio: 43322 Campus do Vale

16h30min às 18h Salão de Atos – Sala II
Av. Paulo Gama – Prédio 12108 Campus Centro

Inscrições: Entrada franca, sem necessidade de inscrição prévia.

A presença será registrada no local para posterior emissão de atestado de participação.

Mais informações:

Departamento de Incentivo à Pesquisa Campus Centro
Telefones: 3308 3209, 3308 3766 e 3308 4178

Sala de Apoio ao Pesquisador Campus do Vale
Telefone: 3308 9860

Propesq lança Programa Ciência na Sociedade e Ciência na Escola Programa oferece bolsas de iniciação à popularização e ao ensino da ciência

O Programa Ciência na Sociedade e Ciência na Escola tem como objetivo incentivar, apoiar e promover iniciativas de acordo com diversas linhas temáticas. As ações se iniciam por meio da participação de estudantes de graduação da UFRGS em atividades de difusão e popularização da ciência e tecnologia, a fim de aumentar a qualificação científico-tecnológico da sociedade, bem como melhorar a qualidade do ensino de ciências e a aceleração e/ou complementação da formação básica nas escolas. Assim a UFRGS espera contribuir para suprir a crescente demanda por formação qualificada em sintonia com o crescimento do Estado. As inscrições para Bolsas de Iniciação à Popularização da Ciência (BIPOP) e Bolsas de Iniciação ao Ensino de Ciências (BIENC) estarão abertas de 15 a 22 de abril.

clique aqui para saber mais