22 de out. de 2010

Portal do Professor: a internet a serviço da educação

A internet a serviço da educação. No ar a pouco mais de um ano, o portal do professor já registra mais de 650 mil acessos por mês. A página eletrônica ajuda professores de todo o Brasil a preparar as aulas. Veja como funciona o portal na reportagem de Gabriella mendes.

Fonte: Pesquisa Mundi e BlogBC/UFRGS

21 de out. de 2010

Alunos ! Está aberto o período para Solicitação de Auxílio Financeiro à SAE

A finalidade do Auxílio Financeiro da SAE/UFRGS é auxiliar a participação dos alunos matriculados em eventos, seminários, semanas acadêmicas etc. Os pedidos devem ser protocolados até o dia 30 de outubro de 2010. Os recursos solicitados dentro deste prazo serão empenhados até o dia 08/11/2010.

Caso haja dúvidas, favor ligar para a SAE - Divisão de Bolsas no telefone 3308-3076 ou pelo e-mail bolsasae@sae.ufrgs.br.

20 de out. de 2010

Simpósio Brasil-Alemanha de Biomecânica do Esporte

Com o objetivo de oportunizar troca de experiências entre pesquisadores brasileiros e alemães na área de Biomecânica do Esporte, dia 25 de outubro o LAPEX/UFRGS sediará este evento gratuito.

Horário: das 8h às 18h.
Informações e inscrições: simposio.gpbic@yahoo.com.br ou fone (51) 2208-5859

18 de out. de 2010

Dificuldades em Estatística?

O Núcleo de Assessoria Estatística (NAE) é um órgão do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática da UFRGS que presta serviços de assessoria estatística tanto para a comunidade universitária(mediante o pagamento de taxas), quanto para a comunidade externa à Universidade, no Rio Grande do Sul. O NAE está associado a um Projeto de Extensão de caráter permanente vinculado ao eixo temático Intercâmbio e Cooperação.

Contato:
INSTITUTO DE MATEMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
NÚCLEO DE ASSESSORIA ESTATÍSTICA

AV. BENTO GONÇALVES, 9500
PRÉDIO A - SALA 102

FONE: 3308-6179
FAX:33087301

E-MAIL: nae@mat.ufrgs.br

15 de out. de 2010

Alunos avaliando a ESEF - Participe!

Prezado/a aluno/a,

O Núcleo de Avaliação da ESEF (NAU/ESEF) está encerrando mais uma etapa de trabalho! Nesta etapa tivemos como objetivo verificar a opinião dos alunos em relação aos Cursos oferecidos na Unidade (Educação Física, Fisioterapia e Dança). Para isso, utilizamos um questionário que já foi respondido por mais de 400 estudantes. Você já respondeu o seu? Caso não tenha respondido, ainda pode fazê-lo. Teremos um plantão de atendimento do NAU nos dias 26 e 27/10, manhã e tarde, em frente ao DA. Não deixe de participar! Sua opinião é muito importante.

NAU/ESEF

13 de out. de 2010

Tirando dúvidas ou Como fazer!

Então, você está em casa finalizando um texto importantíssimo, valendo a sua cabeça e bateu a dúvida: - Como faço essa referência bibliográfica, ou ainda, o resumo de um artigo, ou pior ainda, como faço um relatório científico ou por onde começo o pôster?!?!?!?

Calma! A ajuda pode estar a alguns passos!

Vá na página da UFRGS [www.ufrgs.br] - PROPESQ - EVENTOS - SEMINÁRIOS TEMÁTICOS e então, mais abaixo estarão as apresentações dos seminários realizados em preparação ao Salão de Iniciação Científica, desde 2005 até 2009.

Aproveite! O material é riquíssimo!

6 de out. de 2010

III CICLO DE PALESTRAS EM PEDAGOGIA DO ESPORTE

Local: Seminário Lapex/ESEF/UFRGS
Data: 13/10/2010 (4ªF)
Inscrições gratuitas

Alusivo aos 70 anos da ESEF/UFRGS

PROGRAMAÇÃO:
9h – Palestra Profª. Drª. Isabel Mesquita (Faculdade do Desporto da Universidade do Porto- PT) - “Para uma pedagogia centrada na aprendizagem: contributo das abordagens construtivistas”

10h30min – Palestra Prof. Dr. Alcides Scaglia (Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da UNICAMP - “Ambiente de jogo e ambiente na aprendizagem do esporte”

INTERVALO PARA ALMOÇO

14h30min – Palestra Prof. Dr. Dante De Rose Junior (Escola de Artes, Ciências e Humanidades - (USP) Curso de Ciências da Atividade Física) - “A importância da capacitação do profissional formador de futuros esportistas”

15h45min – Mesa Temática “Desafios da Pedagogia do Esporte até as Olimpíadas de 2016” (Profª Drª Isabel Mesquita; Prof. Dr. Alcides Scaglia; Prof. Dr. Dante De Rose Junior e Prof. Dr. Élio Carravetta do SC Internacional)

18h- Encerramento