25 de jan. de 2011

A questão do plágio na (pós)-graduação

Importante também na graduação, o assunto "plágio" está tendo um destaque maior no meio acadêmico, principalmente após a ação aberta pela OAB  e que já foi publicada neste blog. Esta é mais uma contribuição ao tema (acesse clicando no título acima). É importante todos estarmos cientes para a melhor qualificação acadêmica.

14 de jan. de 2011

UFRGS é segunda melhor universidade do país, avalia MEC


A UFRGS foi a segunda melhor dentre 180 universidades brasileiras, entre públicas e privadas, avaliadas no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado ontem pelo Ministério da Educação. O resultado é referente aos anos de 2007 a 2009. O índice avaliou a qualidade dos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior. A Universidade foi avaliada com índice 422, recebendo o conceito final 5, nota máxima. O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição de ensino superior (IES). Para ponderar os conceitos, utiliza-se a distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). O IGC é utilizado, entre outros elementos e instrumentos, como referencial orientador das comissões de avaliação institucional. Fonte: UFRGS(14/01/2011)

7 de jan. de 2011

Capes divulga orientações de combate ao plágio nas IES

Uma rápida busca na internet identifica vários programas que auxiliam na identificação de plágio. Sem indicar preferência, alguns dos softwares/sites estão listados abaixo. No entanto, é importante este movimento nas Universidades brasileiras. Lembre-se: é importante citar "sempre" a fonte utilizada nas pesquisas, seja ela escrita, falada ou mesmo, vista na internet. Para cada caso, existe uma forma desta informação ser apresentada no final de seu trabalho. Solicite auxílio às bibliotecárias!

3 de jan. de 2011

Pesquisando por assunto no Google Books

Mais um serviço disponibilizado através do Google - Books Ngram Viewer. Alí podemos pesquisar na vasta coleção de livros por eles digitalizados, na sua maioria em lingua inglesa, alguns datados em 1800! Testamos alguns termos como "physical education" e "dance history" e os resultados são muito interessantes, pois se acessa o conteúdo de outras páginas onde os termos digitados aparecem bem como aparecem sugestões de  outros livros com mesmo conteúdo. Basta acessar o serviço em: http://ngrams.googlelabs.com/.