22 de jul. de 2011

ESEF/UFRGS sedia congressos de Ciências do Esporte em setembro

Nos dias  11 a 16 de setembro, a Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS será a sede do XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e do IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Os eventos que acontecem paralelamente, envolve professores, pesquisadores e estudantes da área de movimento humano de diversas universidades do país e do exterior. Serão abordados assuntos como “Megaeventos esportivos – o papel das ciências do esporte”, tema de uma mesa-redonda no dia 12, “Teoria e Prática em Educação Física”, no dia 14, e “Educação física no futuro”, no dia 16. Os Grupos de Trabalho incluem temáticas como Comunicação e Mídia, Memórias do Esporte, Inclusão, Políticas Públicas, dentre outras. As inscrições feitas até o dia 31 de julho recebem desconto na taxa. Elas podem ser realizadas no site www.conbrace.org.br, onde também pode ser acessada a programação completa do congresso. Mais informações pelo telefone 3308.5838.

19 de jul. de 2011

Encontrando informação de qualidade na Internet

Sempre é questionada a qualidade da informação disponível na internet. Publicamos alguns trechos de artigo publicado no blog da Scientific American que aborda esta temática.

"1) Não tenha medo de artigos científicos:

     Faça uma leitura geral do texto para ter uma idéia básica. Permanecendo dúvidas, peça auxílio. Artigos científicos são as melhores fontes na internet pois seguem rigorosos métodos estatísticos e são revisados por pares. O Google Acadêmico (Scholar)  localiza artigos em periódicos de acesso aberto (open source). Dicas: acrescente a palavra "review" junto aos seus termos de busca; limite os resultados para os últimos 5 anos, assim você recebe as novidades na área pesquisada. Quando os textos não estão completos, vá até a biblioteca universitária mais próxima!.

2) Nem todos os sites são criados de forma igual:

     Sites são como amigos: tem aqueles que falam a verdade, tem aqueles que a gente confia, tem outros que, quando contam uma história misturam realidade e ficção.

3) Sempre confira os dados:

     Sites comerciais são tendenciosos. Utilize aqueles que indicam citações e links, e sempre confira as informações em outro local com boa reputação.

Saiba mais lendo o texto completo.

15 de jul. de 2011

Férias!!!! Que tal ler um livro de LazER!

Isso mesmo! Aqui na BIBESEF temos novos livros de literatura para você se deliciar nesses dias frios de férias. Descanse e leia! Participe do troca-troca! #ficaadica!

Treinamentos Online bases de dados do Portal Web of Knowledge e Portal Periódicos da CAPES

Convidamos você  para participar dos treinamentos online que serão oferecidos no mês de Julho de 2011.
Nas datas indicadas na tabela de inscrição, a Sra. Rejane Klaes   bibliotecária  do Help Desk do Portal de Periódicos da CAPES , apresentará  o Portal de Periódicos da CAPES em módulos.  Apôs as apresentações do Portal de Periódicos, a instrutora da Thomson Reuters  Mirta Guglielmoni ministrará uma introdução ao  Novo Portal Web of Knowledge.  
 
Teremos limites de vagas (60) para facilitar a comunicação durante o treinamento. Se o máximo de participantes já foi atingido no momento da sua inscrição,  a tela indicará “ The session is full”. 
 
 
Data
 
 
1ª  parte
 
Portal CAPES
(Horario do Brasil)
 
 
 
ASSUNTO: PORTAL CAPES/ Apresentadora  
 
2ª parte
 
Bases T.Reuters
(Horario do Brasil)
 
 
 
ASSUNTO:
THOMSON REUTERS/ Apresentadora
 
Link inscrição  (se o link não funcionar, copiar  com cuidado e colar no navegador o link completo)

 
19/07
 
 
9:00 - 9:45
 
Módulo Meu Espaço (45 min) / Rejane 
9:45-
10:30
Introdução ao novo Portal  Web of Knowledge
 
 
20/07
 
9:00 - 9:45
 
Módulo Buscar assunto (45 min)  /Rejane    
 
9:45-
10:30
 
 
21/07
 
9:00 - 9:45
 
Módulo Buscar periódico (45 min)  /Rejane
 
 
9:45-
10:30
Introdução ao novo Portal  Web of
 Knowledge (45 min)              /  Mirta              https://thomsonscientific.webex.com/thomsonscientific/k2/j.php?ED=152743757&UID=1039280512&HMAC=eaad456da9770ca6c56a7f233fcb1b1a4a8a0e06&RT=MiMxMQ%3D%3D&FM=1                                        
 
 
22/07
 
9:00 – 9:45
 
Módulo Buscar Base (45 min) /Rejane
    
9:45-
10:30
Introdução ao novo Portal  Web of  Knowledge
 












 
 

Apoio à petição sobre Acesso Livre

Estamos divulgando o abaixo-assinado Petição Pública em apoio ao PLS 387/2011
“Dispõe sobre o registro e disseminação da produção técnico-científica pelas instituições de educação superior, bem como as unidades de pesquisa no Brasil e dá outras providências”.

Seu abaixo-assinado está alojado em:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N12168

O texto do Projeto de Lei pode ser lido em
http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=101006

Horário da biblioteca e Seminário nas férias

Até 5 de agosto estaremos funcionando das 8h 30min até às 16h. Nos dias 20, 21 e 22/7 estaremos fechados pela manhã devido ao I Seminário de Gestão da Esef.

1 de jul. de 2011

Dia 5/7 - Biblioteca estará fechada!

Convidamos para participar do Ato Unificado dos Federais,  que acontecerá no dia 05 de julho, terça-feria, a partir da 12 h concentração na reitoria da UFRGS, às 13h saída em caminhada, encontrando-se com os servidores da previdência - SINDISPREV/RS, IBGE - ASSIBGE, SINDISERF/RS e - esperamos, os colegas da Justiça - , na Praça Argentina, e seguiremos em caminhada até  a Esquina Democrática onde ocorrerá o ato.
 
Sua presença é fundamental para a efetividade deste ato, só teremos ganhos reais com o envolvimento de todos os colegas.
 
Comando de Greve

TCC - é tempo de conclusão!

Pessoal, olha a dica! Na aba Pesquisa e Trabalhos Acadêmicos tem o Manual de Normalização com as orientações de apresentação no TCC. Tem também o MORE para fazer as referências e citações bibliográficas sem estresse!

Utilize essas ferramentas e divulgue as dicas.

Livros novos na biblioteca - Junho 2011

Mais material novo nas estantes, verifique pois tem muita coisa boa!