23 de ago. de 2011

Treinamentos de Setembro na biblioteca

Em setembro ofereceremos os seguintes treinamentos:
  • SABI e o uso da Biblioteca
  • Localização de artigos em bases de dados (Portal Capes, Google Acadêmico, Web of Science, entre outros)
  • EndNoteWeb
  • TCC - orientações necessárias
O agendamento é online. Caso exista conflito de horários ou outros assuntos de interesse, entre em cotato com bibesef@gmail.com.

19 de ago. de 2011

Exposição na Biblioteca


Com o objetivo de alertar e pedir a colaboração de todos no cuidado com os livros, a exposição mostra materiais danificados e como ficam após reparos realizados na própria biblioteca. Você vai se surpreender!


 

Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional (19/08/2011)

              O Lume, repositório digital de documentos da UFRGS, alimentado pelo Sistema de Bibliotecas, está entre os 100 melhores portais de acesso a coleções digitais de instituições de ensino e de pesquisa listados no "The Ranking Web of World repositories". O ranking é elaborado pelo Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha. 

              O repositório da UFRGS ficou classificado na 94ª posição na classificação geral. Entre as ferramentas das instituições brasileiras, o Lume é o segundo colocado, atrás da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. O objetivo do ranking é mostrar a visibilidade das produções e valorizar as iniciativas de promoção de acesso livre às publicações científicas e acadêmicas.

11 de ago. de 2011

ESEF promove I Jornada Científica


A Escola de Educação Física (ESEF) realiza entre os dias 17 e 19 de agosto a "I Jornada Científica PET Educação Física - UFRGS". A atividade marca os 20 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Educação Física da Universidade e faz parte também das comemorações dos 70 anos da ESEF. A Jornada contará com palestras, oficinas com professores da Escola e convidados, além de atividades ligadas às áreas Fisioterapia, Dança, Nutrição, Psicologia e Odontologia associadas ao movimento humano. As inscrições são limitadas. Maiores informações ligar para o telefone 3308.5873. As atividades ocorrem nas dependências ESEF (Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Campus Olímpico). A programação completa do evento está disponível pelo link do título.