10 de set. de 2014

Como acompanhar a publicação de artigos científicos em sua área de pesquisa


Nesta reportagem, o bibliotecário Moreno Barros divide sugestões de como manter-se atualizado no seu tópico de interesse.  Através de ferramentas disponíveis no Google Acadêmico e em várias bases de dados, essa rotina torna-se fácil e simples.

A rotina diária de um pesquisador costuma incluir a verificação de emails e alertas da internet para acompanhar e escolher os artigos mais recentes publicados em seu campo de pesquisa. Esse fluxo de conteúdo foi por um tempo controlável, mas a medida que a publicação cresceu exponencialmente, deixar de monitorar estas ferramentas por um dia sequer faz com que todo o trabalho de acompanhamento das novidades científicas se torne um fardo. Cerca de seis mil artigos científicos são publicados a cada dia, e embora ninguém queira ser sobrecarregado com recomendações de leitura, deixar escapar os artigos importantes da área pode ser determinante para o avanço de uma pesquisa.
Então os pesquisadores se perguntam: o que fazer para não ser soterrado por uma avalanche de informações, e qual é a melhor maneira de se manter atualizado sobre as novidades da área?

Leia mais.