20 de abr. de 2015

Treinamentos na Biblioteca





Divulgadas as novas datas para os meses de abril e maio 2015.


Participe de orientações sobre buscas em bases de dados e uso do gerenciador de referências EndNoteWeb.

Acesse o formulário para agendar. Caso prefira outra data,, envie email para bibesef@gmail.com sugerindo outro momento.

Sistema de Bibliotecas presente na vida acadêmica


Neste primeiro semestre letivo de 2015 aproveitamos para divulgar informações sobre algumas ferramentas que podem auxiliá-lo(a) na elaboração de seus trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso (TCC, dissertação ou tese) em dois momentos distintos:
 
Primeiro momento – revisão da literatura
As informações sobre os acervos da UFRGS estão disponíveis no SABi (catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS) e na página Fontes de Pesquisa .
A Universidade oferece ainda a possibilidade de consulta a diversas bases de documentos eletrônicos em texto completo. Entre elas  você encontra:  Lume - repositório de teses, dissertações, trabalhos de conclusão e outros documentos produzidos na UFRGS, Portal Periódicos CAPES, Portal de Periódicos da Universidade, livros, jornais e outros recursos eletrônicos.
 
Segundo momento – organização das suas leituras e redação do texto
Depois da revisão da literatura nas fontes de pesquisa, você pode utilizar os gerenciadores de referência (EndNote, Mendeley e Zotero). Os gerenciadores são softwares que auxiliam a reunir referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados;  formatar citações e sua lista de referências bibliográficas instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver etc., entre outras funções.
Quando você for redigir seu trabalho, fique atento às regras que são indicadas para sua elaboração. Se você precisar usar as normas técnicas da ABNT, a Universidade disponibiliza o ABNT Coleção. Lá você encontra informações sobre como, por exemplo: configurar as margens das páginas, definir  o tamanho da fonte do texto, elaborar referências, citar fontes consultadas e muito mais.
Ao final, quando você estiver preparando a última versão  do seu trabalho, utilize o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica . Essa ficha irá no verso da folha de rosto de seu trabalho para identificar corretamente as informações bibliográficas da monografia (TCC, dissertação ou tese).
Acompanhe no site do SBUFRGS os treinamentos oferecidos sobre as fontes de pesquisa e sobre os gerenciadores de referências para que você possa melhor usufruir de todos os recursos disponíveis.
 
Ótimo semestre para você!
 
Fonte: email do SBUFRGS

15 de abr. de 2015

Treinamento Proquest dia 22 abril


A Biblioteca Central oferece, regularmente, seminários sobre bases de dados e plataformas de pesquisa  disponíveis para a comunidade UFRGS através do Site do SBUFRGS.
Dia 22 e abril teremos o seminário Plataforma Proquest. A Plataforma Proquest possui mais de 10 bases de dados, com conteúdos em Artes, Negócios, Medicina, História, Literatura e Línguas, Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais, além de teses e dissertações.
 
Qualifique seus trabalhos acadêmicos usando as fontes de pesquisa mais confiáveis e reconhecidas. Participe dos Seminários Avançados promovidos pela Biblioteca Central.
As inscrições são gratuitas. Clique em http://www.ufrgs.br/bibliotecas/agenda-de-eventos/ e inscreva-se!