12 de ago. de 2015

Portal Saúde Baseada em Evidências




 
Este Portal disponibiliza algumas bases diferentes das existentes no Portal da Capes voltadas a pesquisa na área da saúde baseada em evidências. Inclui  periódicos, livros eletrônicos, vídeos, imagens, formulários de medicamentos etc.

Instruções de acesso:

Clique no título acima em vermelho para entrar na página do Portal.
Clique no banner:  Acesse aqui os periódicos;
Na Página Principal do Sistema Periódicos, clique no botão: Cadastra-se (AINDA NÃO POSSUO ACESSO)
Selecione o Perfil: Acadêmico. Clique no botão ‘Confirmar’;
Preencha os campos: Registro Acadêmico (número do cartão UFRGS, sem os zeros), CPF e Data de Nascimento. Clique no botão ‘Avançar’;
Na tela dos dados, definir o cadastro preenchendo os campos: E-mail, Senha e Confirmar Senha. Clique no botão ‘Gravar’;
O Log In terá o E-mail e senha cadastrados.

3 de jun. de 2015

Associações e universidades criticam nova política de acesso da Elsevier

Associações e universidades criticam nova política de acesso da Elsevier

Abrasco assina carta contra a limitação dos autores impostas pela multinacional e em favor do livre acesso ao conhecimento

Maior limitação das licenças de publicação e aumento do período de embargo são algumas das novas políticas de acesso, hospedagem e compartilhamento da Elsevier, divisão editorial-científica da multinacional RELX Group responsável por mais de 2.500 periódicos científicos e base de indexação, entre eles, The Lancet e Cell e Scopus.

Assim que foram divulgadas, em 30 de abril, diversas instituições de pesquisa, associações científicas, bibliotecas públicas e universidades mobilizaram-se para questionar o aumento das restrições e a tomada de medidas draconianas perante aos autores.

“Apesar do posiociomento público da Elsevier pelo avanço das políticas de compartilhamento do conhecimento, o que acontece é justamente ao contrário disso. As diretrizes impõem um inaceitável período de embargo de 48 meses em alguns periódicos. Exigem também que os autores encaminhem um termo de compromisso de não uso comercial e de não realização de obras derivadas para cada artigo indexado nos repositórios do grupo, o que inibe significativamente a possibilidade de reutilização do conteúdo desses artigos. Qualquer atraso no processo livre apropriação e avaliação das pesquisas reduz o progresso científico e ergue constrangimentos desnecessários aos benefícios que o conhecimento pode trazer ao público” aponta o manifesto assinado pela Abrasco, pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO); pelo Instituto Brasileiro de Ciências da Informação (IBICT); entre outras associações. Organizado pela Confederation of Open Acess Repositories (COAR), o documento está aberto a assinaturas individuais e institucionais.

+ Leia na íntegra Statement against Elsevier’s sharing policy e participe, incluindo seu nome e instituição nos campos ao final da lista

Não é a primeira vez que o Grupo Elsevier é questionado por suas ações. Em 2012, um grupo de pesquisadores e matemáticos da Universidade de Cambrigde, na Inglaterra, iniciaram um movimento de boicote aos periódicos da multinacional, questionando seu alto poder de concentração econômica; preços abusivos das assinaturas e proteção de direitos econômicos acima dos interesses dos autores.

Saiba mais aqui e aqui.

18 de mai. de 2015

Teses e Dissertações da ESEF disponíveis no LUME



Comunicamos com satisfação que dois trabalhos muito importantes produzidos por professores da ESEF estão agora disponíveis no LUME após autorização de seu autor. Trata-se de:
Untersuchungen zur Wirksamkeit von Bewegungsprogrammen bei Rückenbeschwerden e Bewegungsprogramm bei Rückenbeschwerden de Jorge Luiz de Souza, nosso professor e pesquisador.
                     
Outras dissertações/teses estão, aos poucos, sendo colocadas no LUME na medida em que localizamos os seus autores e eles nos enviam as autorizações. Dentre as 10 primeiras defendidas no programa estão em processo de digitalização: Educação física e promoção da saúde de Josaine Brandelli e Desenvolvimento do saltar à horizontal de José Ângelo Barela.

Convidamos a todos os professores que queiram disponibilizar seus trabalhos e/ou que conheçam ex-alunos do PPGCMH, entrem  em contato com a Biblioteca através do endereço eletrônico: piesef@ufrgs.br.

Lembramos que o Lume é o melhor repositório digital institucional da América Latina e o 11º. do mundo, dentre 2.158 repositórios analisados pela Ranking Web of Repositories.

O repositório da UFRGS conta com mais de 22 mil teses e dissertações, defendidas na Universidade, além de 11,3 mil trabalhos de conclusão de curso de graduação e 3,2 mil trabalhos de conclusão de especialização. Estão disponíveis mais de 11 mil artigos de periódicos, centenas de livros e capítulos de livros, e, ainda, cerca de 23 mil trabalhos apresentados em eventos. 
  
Contamos com sua colaboração.

BC UFRGS: Ferramentas computacionais de auxílio à escrita

BC UFRGS: Ferramentas computacionais de auxílio à escrita: Com o objetivo
de auxiliar a comunidade acadêmica na redação de trabalhos científicos, a
Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos mantém o Portal da Escrita Científica,
que reúne ferramentas de apoio à produção de artigos, dissertações,
teses e outras publicações, gerenciamento de referências bibliográficas,
editoração e outros recursos.


Leia mais.

20 de abr. de 2015

Treinamentos na Biblioteca





Divulgadas as novas datas para os meses de abril e maio 2015.


Participe de orientações sobre buscas em bases de dados e uso do gerenciador de referências EndNoteWeb.

Acesse o formulário para agendar. Caso prefira outra data,, envie email para bibesef@gmail.com sugerindo outro momento.

Sistema de Bibliotecas presente na vida acadêmica


Neste primeiro semestre letivo de 2015 aproveitamos para divulgar informações sobre algumas ferramentas que podem auxiliá-lo(a) na elaboração de seus trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso (TCC, dissertação ou tese) em dois momentos distintos:
 
Primeiro momento – revisão da literatura
As informações sobre os acervos da UFRGS estão disponíveis no SABi (catálogo do Sistema de Bibliotecas da UFRGS) e na página Fontes de Pesquisa .
A Universidade oferece ainda a possibilidade de consulta a diversas bases de documentos eletrônicos em texto completo. Entre elas  você encontra:  Lume - repositório de teses, dissertações, trabalhos de conclusão e outros documentos produzidos na UFRGS, Portal Periódicos CAPES, Portal de Periódicos da Universidade, livros, jornais e outros recursos eletrônicos.
 
Segundo momento – organização das suas leituras e redação do texto
Depois da revisão da literatura nas fontes de pesquisa, você pode utilizar os gerenciadores de referência (EndNote, Mendeley e Zotero). Os gerenciadores são softwares que auxiliam a reunir referências bibliográficas automaticamente a partir de bases de dados;  formatar citações e sua lista de referências bibliográficas instantaneamente de acordo com as normas da ABNT, Vancouver etc., entre outras funções.
Quando você for redigir seu trabalho, fique atento às regras que são indicadas para sua elaboração. Se você precisar usar as normas técnicas da ABNT, a Universidade disponibiliza o ABNT Coleção. Lá você encontra informações sobre como, por exemplo: configurar as margens das páginas, definir  o tamanho da fonte do texto, elaborar referências, citar fontes consultadas e muito mais.
Ao final, quando você estiver preparando a última versão  do seu trabalho, utilize o Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica . Essa ficha irá no verso da folha de rosto de seu trabalho para identificar corretamente as informações bibliográficas da monografia (TCC, dissertação ou tese).
Acompanhe no site do SBUFRGS os treinamentos oferecidos sobre as fontes de pesquisa e sobre os gerenciadores de referências para que você possa melhor usufruir de todos os recursos disponíveis.
 
Ótimo semestre para você!
 
Fonte: email do SBUFRGS

15 de abr. de 2015

Treinamento Proquest dia 22 abril


A Biblioteca Central oferece, regularmente, seminários sobre bases de dados e plataformas de pesquisa  disponíveis para a comunidade UFRGS através do Site do SBUFRGS.
Dia 22 e abril teremos o seminário Plataforma Proquest. A Plataforma Proquest possui mais de 10 bases de dados, com conteúdos em Artes, Negócios, Medicina, História, Literatura e Línguas, Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais, além de teses e dissertações.
 
Qualifique seus trabalhos acadêmicos usando as fontes de pesquisa mais confiáveis e reconhecidas. Participe dos Seminários Avançados promovidos pela Biblioteca Central.
As inscrições são gratuitas. Clique em http://www.ufrgs.br/bibliotecas/agenda-de-eventos/ e inscreva-se!

3 de mar. de 2015

Novo E-volution


O novo E-volution oferece aplicativo para dispositivos móveis, download ilimitado de e-books, ferramentas para compartilhamento de informações por e-mail e redes sociais, caderno digital para você salvar suas anotações eletrônicas, além do amplo conteúdo multimídia que acompanha os e-books.
Destacamos a presença de livros de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Bioestatística entre outros

Acesse aqui o manual explicativo com todas as novidades desta base de dados.

Observe na imagem abaixo que é importante selecionar o link "Estante de livros (Biblioteca)" bem no topo da imagem para identificar quais são os livros liberados na UFRGS.