Contar com a ajuda da Universidade para realizar ações de intercâmbio em formação entre o Brasil, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e mais dez países sul-americanos. Para manifestar essa intenção, André Arantes representou o Ministério do Esporte num encontro com o reitor e o vice-reitor da UFRGS e os diretores da Escola de Educação Física (ESEF) no dia 31/5. Arantes é diretor do Departamento de Esporte de Base e de Alto Rendimento da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento e disse que a cooperação beneficiará a capacitação de quatro públicos nos países envolvidos: universidades, gestores públicos na área do esporte, técnicos e atletas. “O esporte brasileiro passa pela escola e pela universidade. Sem esses espaços, ele perde potencial. No Ministério percebemos a grande aproximação e envolvimento da Educação Física da UFRGS com o esporte, o treinamento. Esta universidade é uma grande parceira”, afirmou.
Atualmente, diversos projetos são desenvolvidos a partir da união de esforços da instituição e do governo, entre eles o Segundo Tempo. O Ministério apoiou os eventos de comemoração dos 70 anos da ESEF, no ano passado, e os profissionais da Universidade têm participado ativamente da construção coletiva do Plano Nacional de Esporte. “A UFRGS será parceria em mais este projeto do Ministério. É uma excelente oportunidade e está em perfeito acordo com nossas políticas de internacionalização”, disse o reitor Carlos Alexandre Netto, que também deixou à disposição do governo federal a estrutura e expertise da Universidade em educação a distância (EAD) e lembrou que tais ações poderão ter efeitos muito mais amplos do que os inicialmente previstos.
Outros temas foram abordados na reunião, como a construção do novo ginásio de lutas da ESEF e renovação dos seus laboratórios. “Precisamos crescer e dar conta das demandas naturais da Escola. Assim poderemos também atender melhor aos projetos do Ministério”, concluiu o diretor da ESEF, Vicente Molina Neto, que esteve no Salão Nobre da Reitoria acompanhado pelo vice-diretor Alberto Reppold Filho e pelo professor Ricardo Petersen. Fonte: Site da UFRGS, em 31/05/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário