Perguntas Frequentes


GUIA PARA OS RECURSOS DA BIBLIOTECA ESEF

Perguntas Frequentes
Opções
Informações sobre a biblioteca da ESEF? Acesse: http://bibesef.blogspot.com/
E sobre as bibliotecas da UFRGS? Acesse: http://www.biblioteca.ufrgs.br/
Cadastro na Biblioteca? Os alunos estão automaticamente habilitados na biblioteca de seu curso; professores e técnico-administrativos, nas bibliotecas de suas unidades de lotação. A habilitação para uso das demais bibliotecas pode ser solicitada em qualquer biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFRGS.
Não sou da UFRGS! Neste caso, você pode consultar o acervo na biblioteca.
É obrigatória a apresentação do cartão de identificação para retirar material? Sim. O uso do cartão de identificação é obrigatório para realização do empréstimo. A perda do cartão deve ser notificada em qualquer biblioteca da UFRGS para evitar o uso indevido. Deverá ser solicitada nova via do cartão na Central de Identificação da Universidade.
Onde fica a Central de Identificação da UFRGS?

A Central de Identificação está situada na Av. Paulo Gama 110 (Prédio do Banco do Brasil) no Campus Centro. O telefone para informações é: (51) 3316-3038
Localização, Empréstimos e Renovações
Como localizar livros e periódicos impressos na UFRGS? Acesse: http://www.sabi.ufrgs.br.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, clique em Ajuda na página de busca.

Como localizar artigos de periódicos online ou bases de dados? Acesse: http://www.biblioteca.ufrgs.br/periodicos.htm, http://www.biblioteca.ufrgs.br/bases.htm ou http://www.biblioteca.ufrgs.br/
Não localizei o artigo que preciso, o que fazer? COMUT - http://bibesef.blogspot.com/p/sobre-biblioteca.html
Quantos dias posso permanecer com o material emprestado?

Coleção Geral
Semanal
7(sete) dias
Coleção Geral
Consulta Local
3(três) horas
Material de Referência
Consulta Local
3(três) horas
Periódicos
Semanal
7(sete) dias
Como faço para verificar as datas de devolução dos materiais na Biblioteca? Através da consulta ao link identificação usuário no endereço eletrônico www.sabi.ufrgs.br.
  
Outro usuário pode devolver o livro que está em meu cadastro? Sim, já que a devolução é feita através do código de barras do exemplar sem necessitar de informações pessoais do usuário.
Como faço para reservar um livro? A reserva de livros deve ser feita pelo próprio usuário, através da Internet, no endereço www.sabi.ufrgs.br, clicando no termo “reservar” ao lado da descrição do exemplar emprestado.
Posso reservar um material que está disponível no acervo?

Não, pois o material bibliográfico somente poderá ser reservado caso todos os seus exemplares estejam emprestados. A reserva, também, só é possível para itens de bibliotecas onde o usuário já estiver habilitado.
Como fico sabendo que minha reserva está disponível?

O usuário receberá o aviso da disponibilidade da obra pelo e-mail e terá um prazo de 2 (dois) dias para retirar o material. Expirado este prazo, a reserva será cancelada. A disponibilidade da reserva também poderá ser verificada através da consulta ao link identificação usuário no endereço www.sabi.ufrgs.br.
Como faço para renovar um material? O empréstimo poderá ser renovado pela Internet, no endereço www.sabi.ufrgs.br. Não é possível a renovação por telefone.
Posso renovar empréstimos que estão em atraso? Não. Deve-se primeiro efetuar a devolução do material, sanar o débito gerado pelo atraso (se superior a R$ 5,00) e, caso não existam reservas, fazer um novo empréstimo.
Quantas vezes é possível renovar um material?

O empréstimo poderá ser renovado tantas vezes quantas o usuário necessitar, desde que o status do item permita renovação, que não esteja reservado, que o usuário não esteja com item em atraso, em débito de pagamentos de multas e/ou reposição de itens com o SBU, com cadastro expirado ou qualquer outro impedimento.
Como faço para atualizar meu e-mail para receber mensagens da Biblioteca? O endereço de e-mail pode ser alterado pelo próprio usuário no Portal do Aluno ou Portal do Servidor no site da UFRGS (www.ufrgs.br).
Qual o valor da taxa para materiais entregue em atraso?

Será cobrada taxa por atraso na devolução do material emprestado a todos os usuários independente da categoria. O valor cobrado é o mesmo em todas as bibliotecas da UFRGS: R$1,00 conforme PORTARIA nº 176 de 24/01/2006. O valor a ser pago será calculado conforme o status do material e serão considerados os sábados, domingos e feriados.
COLEÇÃO GERAL: Taxa por dia de atraso
CONSULTA LOCAL e REFERÊNCIA: Taxa por hora de atraso
Como pagar? Acesse: http://pt.scribd.com/doc/45842974/PAGAMENTO-DE-TAXAS
Posso pagar a taxa sem trazer o material que está em atraso? Não, pois o sistema só gera o valor a ser pago, após devolução do material.
Pesquisas e Trabalhos Acadêmicos
Vou fazer a monografia (TCC) este semestre. Por onde começo? Você pode agendar com uma bibliotecária para ter todas as orientações sobre localização de artigos em bases de dados e dicas quanto à normalização. Veja como contatar-nos abaixo.
Normas da ABNT (referência, citação) e TCC http://bibesef.blogspot.com/p/normalizacao.html
http://www.esef.ufrgs.br/pos/fdocs/MAN_BIB_NTAESEF.pdf

Gerenciadores Bibliográficos http://bibesef.blogspot.com/p/normalizacao.html
Acabei o TCC! O que preciso fazer? Antes de entregar na COMGRAD, verifique se a documentação está completa e não esqueça a autorização para registrar no LUME. Para informações, acesse: http://bibesef.blogspot.com/p/normalizacao.html
Acabei minha dissertação / tese! O que preciso fazer? Antes de entregar na Secretaria do Pós, solicite e a Ficha Catalográfica.  Para informações, acesse: http://bibesef.blogspot.com/p/normalizacao.html
Contatos
Horário de atendimento Segunda a Sexta-feira, das 8h às 21h.
Formas de contato com a biblioteca Endereço: Rua Felizardo 750, Bairro Jardim Botânico. CEP: 90690-200. Porto Alegre/RS.
Fones: (51) 3308 5814 e (51) 3308 5813.
Blog: http://bibesef.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/bibesef
Emails:
Geral: bibesef@ufrgs.br
COMUT: comutesef@ufrgs.br
Email para o Blog: bibesef@gmail.com
Obs: Partes do conteúdo são provenientes do site da BIBQUI à qual agradecemos.