Sobre a biblioteca

SERVIÇOS OFERECIDOS:

  • Serviço de Comutação Bibliográfica - COMUT
O Serviço de Comutação Bibliográfica permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos como: artigos de periódicos, teses, anais de congresso e partes de documentos, não encontrados no Sistema de Bibliotecas da UFRGS. O usuário pode cadastrar-se diretamente no programa via Internet na página do IBICT, ou solicitar cópias de documentos através do serviço de comutação bibliográfica da Biblioteca da ESEF.
Para solicitar cópia é necessário preencher o formulário de pedido e enviar para comutesef@ufrgs.br.

Custos do serviço: Documentos localizados no Brasil: R$ 2,20 a cada 5 páginas.
Documentos não localizados no Brasil podem ser solicitados para a British Library através do Serviço de Comut da Biblioteca Central pelo valor de US$ 14.50 ( por documento sem limite de páginas).

Prazos de envio dos documentos:
Documentos localizados no Brasil. Via e-mail: de 3 a 7 dias. Via Correios: 10 a 15 dias
Documentos solicitados para o exterior: de 10 a 15 dias

  •  Empréstimo domiciliar - O empréstimo domiciliar é destinado apenas aos usuários com vínculo na Universidade. Para saber quais as categorias habilitadas a utilizar este serviço verifiquem o Regulamento de Circulação de Coleções clicando aqui.
  • Normalização de trabalhos técnico-científicos . Além do manual acima, a biblioteca oferece o serviço de orientação à normalização de trabalhos acadêmicos, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aos alunos em fase de elaboração de TCC, dissertação e tese.
  • Serviço de referência
  • Videoteca
  • Visita orientada. Ocorre geralmente no início de cada semestre ou através de agendamento prévio, para conhecimento dos ambientes da biblioteca, funcionamento e serviços oferecidos. Para agendamento enviar e-mail para bibesef@ufrgs.br, ou telefonar para o número (51)3308-5814. 
  • Treinamento de usuários para o uso da biblioteca e dos recursos informacionais. Alguns dos treinamentos disponíveis são: EndNoteWeb, Localização de artigos,
    Referências e Citações. Agende online ou solicite através do email bibesef@gmail.com.
  • Processamento da produção científica de professores, alunos e funcionários da Escola de Educação Física da UFRGS.