11 de mai. de 2011

Seminário “Cinema: Corpo, Esporte e Diversidade”

O Grupo de Estudos sobre Corpo e Cultura (GRECCO) está promovendo o Seminário “Cinema: Corpo, Esporte e Diversidade”.  Serão exibidos os filmes XXY e Invictus com posterior debate sobre temas relacionados a corpo, gênero, sexualidade, esporte, raça/etnia e nacionalidade.

XXY (Argentina, 2007)

Dia 16/05  às 18:30 horas – Exibição do filme
Dia 23/05 às 19:00 horas - Discussão do filme
Convidada: Profa. Dra. Paula Sandrine Machado – Instituto de Psicologia

Sinopse: Alex nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambigüidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.


Invictus   (EUA, 2009)
Dia 13/06 18:30 hs – Exibição do filme
Dia 20/06 às 18:30 hs -  Discussão do filme
Convidado: Prof. Dr.  Marco Paulo Stigger – ESEF

Sinopse: Invictus acompanha o período em que Nelson Mandela sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes. Na tentativa de diminuir a segregação racial na África do Sul, o rugby é utilizado para tentar amenizar o fosso entre negros e brancos, fomentado por quase 40 anos. O jogador Francois Pienaar é o capitão do time e será o principal parceiro de Mandela na empreitada.


O Seminário é gratuito e será fornecido certificado

Local: Sala de Aula do CEME
ESEF-UFRGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário